Pesquisar
Close this search box.

Como funciona o tesouro direto?

Como funciona o tesouro direto. O Tesouro Direto é um mecanismo criado pelo Tesouro Nacional do Brasil para permitir que as pessoas invistam diretamente em títulos públicos federais. Estes títulos incluem títulos do Tesouro Pré-fixado, Tesouro IPCA+ e Tesouro Selic. Com a ajuda do Tesouro Direto, é possível investir em títulos públicos sem a necessidade de passar por um banco ou corretora.

O Tesouro Direto possibilita que você invista em diferentes tipos de títulos públicos do Tesouro Nacional. Eles se dividem em três categorias: Tesouro Pré-fixado, Tesouro IPCA+ e Tesouro Selic.

Tipos de Tesouro Direto

Tesouro Pré-fixado: Estes títulos têm um rendimento pré-determinado, o que significa que o investidor sabe exatamente quanto ele receberá de volta ao vencimento. Estes títulos podem ser comprados com vencimentos entre três meses e cinco anos.

Tesouro IPCA+: Estes títulos oferecem um rendimento que é ajustado periodicamente de acordo com a inflação. Estes títulos têm vencimentos mais longos, entre dois e dez anos.

Tesouro Selic: Estes títulos oferecem um rendimento que é ajustado de acordo com a taxa básica de juros do Banco Central. Estes títulos têm vencimentos entre três meses e cinco anos.

Para adquirir títulos do Tesouro Direto, você precisa ter uma conta em uma corretora autorizada pelo Banco Central. Esta conta irá lhe dar acesso à plataforma do Tesouro Direto. A partir daí, você pode pesquisar os títulos disponíveis e escolher aqueles que melhor se adequam aos seus objetivos de investimento.

Ao comprar títulos do Tesouro Direto, o investidor paga o preço de mercado atual do título e recebe um certificado de título com os seus detalhes. O certificado é um documento que comprova a posse do título pelo investidor.

No vencimento do título, o investidor receberá o valor principal investido, mais juros acumulados. Estes juros dependem do tipo de título que foi comprado.

Como você pode ver, o Tesouro Direto é uma forma segura e acessível de investimento em títulos públicos. Se você estiver procurando por uma maneira de diversificar seus investimentos, o Tesouro Direto pode ser uma boa opção.

Gostou de saber como funciona o tesouro direto? Da uma olhada em um outro artigo do Meu primeiro post.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.