Pesquisar
Close this search box.

Como declarar renda fixa?

Confere como declarar renda fixa e saiba todos os detalhes agora.

Muitos brasileiros estão interessados em investir em renda fixa para obter ganhos financeiros a longo prazo. Se você está considerando fazer isso, é importante compreender como declarar os seus investimentos para o Imposto de Renda. Este artigo explicará como você pode fazer isso.

Primeiro, você deve saber que tais investimentos devem ser declarados na aba de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” da declaração do Imposto de Renda. Nesta aba, você deve inserir todos os rendimentos relativos aos seus investimentos em renda fixa.

Leia também: Como funciona a renda fixa aqui

Depois de preencher os campos corretamente, você deverá informar ao Fisco os valores dos seus rendimentos e calcular os tributos devidos. Estes tributos são calculados sobre o rendimento mensal e, geralmente, estão sujeitos a uma alíquota de 15%.

como declarar renda fixa
Imagem de Freepik

Além disso, é importante lembrar que, se os seus investimentos em renda fixa forem feitos através de um banco, você deverá informar o número do CNPJ da instituição financeira. Isso é fundamental para que o Fisco possa auditar o seu caso.

Quanto ao prazo de até 360 dias

Ao declarar os rendimentos obtidos com investimentos em renda fixa, é importante lembrar que os seus ganhos são isentos de imposto de renda para aplicações com prazo de até 360 dias. No entanto, para aplicações com prazo acima de 360 dias, o imposto devido é de 15%.

Ao investir em renda fixa, é importante que você mantenha os comprovantes dos seus investimentos em um lugar seguro. Isso evitará problemas na hora de declarar o Imposto de Renda. Além disso, nunca se esqueça de verificar se os seus rendimentos estão sendo corretamente informados para o Fisco.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer como declarar os seus investimentos em renda fixa para o Imposto de Renda. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com um contador para mais informações.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.